sábado, 11 de outubro de 2008

A lei do mínimo esforço

A inteligência da natureza funciona sem qualquer esforço ou atrito, espontaneamente. Ela não é linear. É intuitiva, holística, alimentadora. E se você está em harmonia com a natureza, se está assentado no conhecimento de seu verdadeiro Eu, pode fazer uso da lei do mínimo esforço.

O mínimo esforço é despendido quando suas ações são motivadas pelo amor, porque a natureza se mantém unida pela energia do amor. Quando você busca exercer o poder e o controle sobre as pessoas, está desperdiçando energia.

Você pode imaginar seu corpo como um mecanismo controlador de energia. Ele pode gerar, armazenar e utilizar energia. Se você sabe como gerar, armazenar e utilizar energia de maneira eficiente, pode criar riquezas em quantidade. Mas , quando sua atenção se volta para o ego, é ele que vai consumir a maior quantidade de energia. Se o seu ponto de referência interno for o ego, se você busca poder e controle sobre outras pessoas, ou a aprovação dos outros, vai desperdiçar muita energia.

Se essa mesma energia for liberada, ela será recanalizada e utilizada para criar qualquer coisa que você queira. Quando seu ponto de referência interno é o seu espírito, quando você é imune ao criticismo e não teme qualquer desafio, pode dominar o poder do amor e usar a energia criativamente para a experiência da riqueza e da evolução.

Em A arte de sonhar, Don Juan diz a Carlos Castañeda: “... Uma grande quantidade de nossa energia é usada para sustentar a nossa empáfia... Se conseguíssemos perder um pouco dessa empáfia, dois fatos extraordinários aconteceriam: liberaríamos essa energia que tenta preservar a noção ilusória de nossa grandeza e teríamos energia sobrando para vislumbrar a verdadeira grandeza do universo.”

(do livro: “As sete leis espirituais do sucesso” – Deepak Chopra)

---------------------------------------------------------------

"Você precisa constantemente fazer a sí próprio essas questões: De quem eu estou me cercando? O que estão fazendo para mim? O que estão me fazendo ler? O que estão fazendo eu dizer? Para onde eles estão me fazendo ir? O que eles estão me fazendo pensar? E o mais importante, o que eles estão fazendo eu me tornar? Então pergunte a sí mesmo a grande questão: Isto está bem?

Jim Rohn

"You must constantly ask yourself these questions: Who am I around? What are they doing to me? What have they got me reading? What have they got me saying? Where do they have me going? What do they have me thinking? And most important, what do they have me becoming? Then ask yourself the big question: Is that okay?"

Jim Rohn